sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tecnologia X Cabelos brancos

Dias atrás, ao ler um anúncio deparei-me com uma frase, que ficou rondando minha cabeça dias e dias;
“Velhice da vida, não importo-me. Quero mesmo é viver intensamente, com meus cabelos brancos e sem butox"

Esse popular fenômeno da humanidade, de acordo com a ONU, em 2050, um em cada quatro brasileiros será idoso. Hoje, os idosos ou velhos, são uma parcela da população que mais cresce no Brasil.
Enquanto antigamente, atingir a terceira idade era uma proeza de poucos, até meio século atrás, às expectativas de vida beiravam seus 50 anos. E hoje, é cada vez maior o número de pessoas com 80, 90, 100 anos. Já acontece de em alguns casos, já cogitaram a “Quarta Idade”.

Lembro-me de um tempo antigo;
Cresço com lembranças que nunca tive;
Ando pelas ruas, trocando a poeira pelo pinche e um pouco de areia.

O passado que hoje não recordo-me, deixo no ar entre ventos e contos dos mais velhos, representados entre um jogo de cartas no final de semana, entre uma brincadeira de guri, ou algo que traga apenas meu pai mais perto de sua infância, ou tão longe quanto à marca de seu conhecimento.
Desenho em pedaços de papeis, uma mapa com ruelas e becos tão pouco vistos.
Rabisco entre um papel ofício e um papiro comido pelas traças. Entre a troca de informação e consciência da vida.

A velhice a olho nu, inibe o mundo em que vivemos, hoje, a preocupação dá-se com a tecnologia;
Mas não com essa tecnologia, entre máquinas e outras facilidades digitais. A preocupação do butox.
Olhar um idoso com o seu rosto repleto de rugas, deixam-me intrigado, pensando como foi sua infância, como foi seu amores, seus estudos, difícil juventude com um luxo de uma classe média mais do que alta? Não prefiro lembranças desse passado.

Ao testar a felicidade, chego a conclusão que não importa a idade, os cabelos branco, ter ou não ter cultura, o que importa é estado de espírito. Estar feliz com sua idade requer paciência e, consequências da vida.
É bom poder parar, relembrar de sua infância, reencontrar a felicidade juvenil, renascer para coisas simples e agradecer por hoje estar aqui, lendo e também contando cada detalhe destes cabelos brancos e com sorriso acabara por costurar apenas mais uma ruga.
 
Copyright 2013 Coluna do André Fraga