quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Espero que não vire rotina

Agora não adianta “chorar pelo leite derramado” !
Após o termino da partida entre Al-Masry e Al-Ahly no Egito ( ontem, quarta – feira à noite), deu – se uma guerra dentro do estádio.
Al-Masry venceu a grande decisão por 3x1. Mas grande notícia não foi o jogo que fizeram no Egito e sim, o fato trágico de 74 mortes.

Hoje leio, que o secretário de segurança da cidade egípcia de Port Said, foi demitido pela violência “generalizada” dentro do estádio e arredores.
Entendo, após os acontecimentos grandes preocupações, “correria” para solucionar o devido problema... mas as atitudes após o fato, não justifica os meios.

Todos tinham ciência que o jogo no Egito era um dos mais aguardados; então entende – se que a “confusão” seria algo típico entre as torcidas ali presentes. Não teria como negar o descontentamento entre os torcedores de ambos os times, qualquer fosse o resultado.

A TURBA

O confronto e briga começaram, pois, um torcedor levantou uma faixa insultando os adversários no início do segundo tempo.
Após o apito final , foram “liberados os brutos” e então começou mais uma cena lamentável do futebol mundial. Torcedores começaram a jogar pedras, fogos de artifícios e garrafas sobre os seus “oponentes”.
Alguns torcedores ali entrevistados, afirmaram a falta de segurança no local. Já outras testemunhas relataram que policiais permitiram a entrada de torcedores do Marsy no espaço “reservado” para torcedores do Ahly.

ACUSAÇÕES BARATAS

Como já é de costume, Muçulmanos acusaram simpatizantes do ex-presidente Murabak de serem responsáveis pela tragédia.
“ O ataque dentro do estádio, foi premeditado. Este foi um recado dos partidários do antigo regime”, afirmou o deputado Essan al-Erian em um comunicado publicado no site do PLJ ( Partido da Liberdade e Justiça).

Mas não podemos esquecer de outras “revoltas” no mundo futebolístico. (as que lembro é claro)

Em 2007 - Ao menos 50 pessoas morreram em um atentado contra torcedores do Iraque, que festejavam uma vitória da seleção local na Copa da Ásia.

Em 2001 - Em Gana, torcedores do Hearts of Oak e Kumasi Kotoko, dois times de maior rivalidade do país, se enfrentaram na arquibancada. Mais de 120 pessoas morreram e outras 90 ficaram feridas após os conflitos.

Hoje, 02.02.2012 – dia de Nossa Senhora dos Navegantes;

Oração à Nossa Senhora dos Navegantes
Senhora dos Navegantes, Filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador.
Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa Imagem, para consagrar-me
inteiramente a vós.
Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho, ó Maria.
Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé Católica sempre fiel a Jesus.
Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho e guardai-me sob o vosso manto protetor.
Amém
 
Copyright 2013 Coluna do André Fraga